Casa Modernista oferece serviços educativos

0
1

Casa Modernista, instalada na rua Santa Cruz, no bairro da Vila Mariana, é considerada a primeira construção do Brasil a ser erguida nos moldes da arquitetura moderna.

O espaço abrigava a moradia do arquiteto russo Gregori Warchavchik – responsável pelo projeto inicial da casa criada para sua família quando se casou com Mina Klabin, filha de industrial da elite paulistana.

casa-modernista-SP

Enquanto a burguesia da cidade vivia em um estilo inspirado na belle époque de Paris, os artistas buscavam a criação de uma identidade nacional diferenciada, que se refletiu na construção. Por essa razão, a arquitetura do prédio dividiu opiniões e teve grande repercussão entre intelectuais.

Sua estrutura não possui ornamentação e é composta por prismas brancos e lisos. Era um projeto tão inovador para a época que, para conseguir a aprovação de construção da Prefeitura, o arquiteto apresentou um desenho diferente, repleto de detalhamentos na fachada. Ao concluir a obra, Warchavchik alegou que não possuía recursos para completá-la.

Considerada um dos ícones culturais da capital paulista, a casa por pouco não deu lugar a um loteamento residencial, em 1986. Moradores da região solicitaram o tombamento do local como patrimônio histórico e artístico, para evitar o tombamento da casa.

casa-modernista

Após várias reformulações o local foi aberto ao público em agosto de 2008 e passou por nova restauração entre 2011 e 2012. Atualmente, a casa oferece atividades e serviços educativos. O espaço integra uma das 11 casas do Museu da Cidade de São Paulo.

Serviço Casa Modernista:

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h, com visitas orientadas e entrada franca.
Endereço: Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana.
Telefone: (11) 5083-3232.
Site: http://www.museudacidade.sp.gov.br/casamodernista.php