abr 22, 2016 Entretenimento, Espetáculos
Irá estrear, em setembro, o musical Cartola – O Mundo é um Moinho, idealizado pelo ator e produtor Jô Santana, com texto de Artur Xexéo e direção e encanação de Roberto Lage. O espetáculo irá ficar dois meses em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e depois seguirá temporada no Rio de Janeiro.
Cartola – O Mundo é um Moinho vai contar a trajetória de Angenor de Oliveira, o Cartola, um dos maiores nomes da música brasileira. Responsável pelo Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo fundou Estação Primeira da Mangueira em 1928, célebre escola de samba carioca. Cartola também foi cantor e compositor até falecer em 1980.
Junto com a homenagem ao cantor, Cartola – O Mundo é um Moinho irá também prestar uma homenagem ao samba. Cada semana o espetáculo contará com a participação especial algum artista de renome nacional.
Em 2007 o samba recebeu o “registro imaterial” das matrizes do samba carioca (samba de terreiro, partido alto e samba-enredo) pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no Livro de Registro das Formas de Expressão. O gênero surgiu na comunidade negra e foi por muito tempo rejeitado pela elite branca.
A produção está no momento em busca de atores/cantores negros (entre 30 e 70 anos de idade) e atrizes/cantoras negras (entre 20 e 50 anos de idade) para Cartola – O Mundo é um Moinho. ATUALIZAÇÃO: o elenco foi selecionado a partir de três mil inscritos e prepara-se para iniciar os ensaios.