set 29, 2014 Entretenimento, Espetáculos
Está em cartaz no auditório do MASP a peça “Caros Ouvintes“. Uma comédia sobre o surgimento da televisão e o fim das radionovelas.
No final da década de 1960, um grupo de dramaturgia planeja a despedida do rádio. “Caros Ouvintes” conta o esforço de um produtor para gravar o último capítulo da novela “Espelhos da Paixão”. A trama acontece no momento em que a estrela do grupo resolve partir para a televisão e o patrocinador corta o investimento no rádio.
Cenas de ciúmes e competição entre atores e cantores decadentes incendeiam ainda mais os conflitos da já tumultuada transição para a TV. Por cima de tudo isso ainda há as dificuldades impostas pela ditadura. “Caros Ouvintes” é uma comédia, mas nem por isso deixa passar desapercebido este fato marcante da história do Brasil. Em uma das cenas, um discurso inflamado a favor do regime é feito por uma atriz, enquanto existe apreensão pelo desaparecimento do mocinho envolvido com sindicatos.
Componentes fundamentais das radionovelas como o sonoplasta e o locutor, também estão presentes na produção. A cenografia de Marco Lima tem grande apuro e cumpre bem o seu papel de levar os espectadores de volta aos anos 60. O texto e a direção é do também ator Otávio Martins.
A despedida será com uma grande apresentação ao vivo, emendada com encenação no palco especialmente armado do lado de fora da rádio. O processo de adaptação dos Caros Ouvintes para a TV inclui um paralelo atual com as dificuldades enfrentadas pelos jornais impressos com o crescimento da internet.
Fotos: Priscila Prade/Divulgação
Até 14 de dezembro
Sexta às 18h e às 21h, sábado às 21h e domingo às 19h30
Ingressos R$ 50
Disponíveis no local, pelo telefone 4003-1212 ou pelo site da Ingresso Rápido
Auditório do Masp
Av. Paulista, 1.578
Bela Vista
Tel.: (11) 3251-5644