Cangaceiros ganham exposição

fotos raras dos cangaceiros foram tiradas no começo do século passado
Exposição gratuita mostra fotos raras dos cangaceiros tiradas no começo do século passado

 

Até o próximo dia 13 de fevereiro, está em cartaz na Mira Galeria de Arte a exposição Cangaceiros. A mostra audiovisual oferece ao público uma nova ótica sobre a rotina do famoso Lampião e de seu grupo também.

Com mais de 100 imagens, a projeção de mais ou menos 15 minutos é composta, na sua maioria, por retratos de Benjamin Abrahão. Benjamin é o único fotógrafo autorizado pelo líder do Cangaço, Lampião, a fazer registros do temido bando que assombrou o solo brasileiro no século passado. A mostra ainda possui registros feitos por Pedro Maia e Lauro Cabral de Oliveira. Estes tiveram a oportunidade de fotografar os cangaceiros em uma viagem a Juazeiro do Norte em 1937. Outros retratos ainda são anônimos.

foto foi tirada na viagem a juazeiro
Foto da família de Lampião tirada na viagem a Juazeiro

Na exposição, os visitantes também podem conhecer os costumes dos grupos, como a alimentação, o vestuário, as danças e os esconderijos. A mostra é de grande valia para quem quer conhecer melhor esta parte da história brasileira, pois os cangaceiros assombraram o nordeste no curto espaço de tempo entre o final do século XIX e o começo do século XX, e poucas imagens foram feitas deles. As próprias fotografias do grupo de Lampião foram tiradas somente nos seus dois últimos anos, de 1936 e 1937.

Cangaceiros

Mira Galeria de Arte: Rua Joaquim Antunes, 187 – Pinheiros

de 23/01 a 13/02

Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas, das 10:00 às 18:00

Sábados, das 12:00 às 17:00

Entrada franca

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img