Caco Ciocler na direção de Bent, teatro sobre a perseguição nazista aos homossexuais

0
1
registro da encenação de bent feita em 2011

Bent, de Martin Sherman, com direção de Caco Ciocler, retrata a perseguição aos homossexuais na Alemanha nazista. O roteiro já foi adaptado para o cinema com Clive Owen e Mick Jagger no elenco.

bent com direção de caco ciocler fala sobre perseguição aos homossexuais no nazismo
Foto: Guga Melgar

A intolerância nazista é amplamente divulgada e estudada no que diz respeito ao povo judeu. Contudo, a extrema direita alemã nas décadas de 30 e 40 também perseguia negros, ciganos, portadores de deficiências mentais ou físicas, inimigos do regime como comunistas e anarquistas, sindicalistas, padres, testemunhas de Jeová, poloneses, povos eslavos em geral, criminosos comuns e também homossexuais. É sob a ótica desta última minoria que é desenvolvida a peça Bent (termo pejorativo em inglês para designar homossexuais), que tem no elenco Kito Junqueira, Leonardo Miggiorin, Walter Breda e outros.

Mais do que uma história de sofrimento, a peça pretende mostrar a pequenez humana, partindo da inexistência total de valores básicos e o crescimento de um sentimento de repúdia, que desencadeia atitudes extremas até a aniquilação. Relatos de crueldade, por exemplo, são atribuídos a Josef Mengele, médico do regime nazista que sob o pretexto de estudar o corpo realizava as mais descuidadas experiências. Entre os alvos do doutor estavam irmãos gêmeos, que também era perseguidos para terem sua genética estudada.

cena do filme bent com clive Owen
Clive Owen em cena do filme Bent

Infelizmente, a intolerância às minorias continua existindo atualmente, o que torna a peça relevante para os palcos de hoje, apesar de ter sido escrita em 1979. Além de discutir a noção de gênero e sua batalha por respeito, Bent trata questões ainda mais amplas, como a influência de aspectos sócio-econômicos, políticos e ideológicos na sexualidade. O esforço do espetáculo com direção de Caco Ciocler é humanizar o problema através do trabalho emblemático dos personagens.

O projeto do espetáculo Bent ainda prevê debates mediados pelo diretor Caco Ciocler e o ator Kito Junqueira, com jornalistas e historiadores convidados e a participação do público. Em pauta a intolerância e o preconceito desde 1979 até hoje, como a humanidade evoluiu desde que a peça foi escrita em questões de comportamento e legislação.

Ingressos para Bent com Kito Junqueira, Leonardo Miggiorin, Walter Breda e direção de Caco Ciocler

Acompanhe o Portal São Paulo para informações sobre ingressos.