jul 23, 2015 Entretenimento, Espetáculos
Bent, de Martin Sherman, com direção de Caco Ciocler, retrata a perseguição aos homossexuais na Alemanha nazista. O roteiro já foi adaptado para o cinema com Clive Owen e Mick Jagger no elenco.
A intolerância nazista é amplamente divulgada e estudada no que diz respeito ao povo judeu. Contudo, a extrema direita alemã nas décadas de 30 e 40 também perseguia negros, ciganos, portadores de deficiências mentais ou físicas, inimigos do regime como comunistas e anarquistas, sindicalistas, padres, testemunhas de Jeová, poloneses, povos eslavos em geral, criminosos comuns e também homossexuais. É sob a ótica desta última minoria que é desenvolvida a peça Bent (termo pejorativo em inglês para designar homossexuais), que tem no elenco Kito Junqueira, Leonardo Miggiorin, Walter Breda e outros.
Mais do que uma história de sofrimento, a peça pretende mostrar a pequenez humana, partindo da inexistência total de valores básicos e o crescimento de um sentimento de repúdia, que desencadeia atitudes extremas até a aniquilação. Relatos de crueldade, por exemplo, são atribuídos a Josef Mengele, médico do regime nazista que sob o pretexto de estudar o corpo realizava as mais descuidadas experiências. Entre os alvos do doutor estavam irmãos gêmeos, que também era perseguidos para terem sua genética estudada.
Infelizmente, a intolerância às minorias continua existindo atualmente, o que torna a peça relevante para os palcos de hoje, apesar de ter sido escrita em 1979. Além de discutir a noção de gênero e sua batalha por respeito, Bent trata questões ainda mais amplas, como a influência de aspectos sócio-econômicos, políticos e ideológicos na sexualidade. O esforço do espetáculo com direção de Caco Ciocler é humanizar o problema através do trabalho emblemático dos personagens.
O projeto do espetáculo Bent ainda prevê debates mediados pelo diretor Caco Ciocler e o ator Kito Junqueira, com jornalistas e historiadores convidados e a participação do público. Em pauta a intolerância e o preconceito desde 1979 até hoje, como a humanidade evoluiu desde que a peça foi escrita em questões de comportamento e legislação.
Acompanhe o Portal São Paulo para informações sobre ingressos.