A sede do Instituto Butantan está localizada em meio a um parque composto por uma extensa área verde, com cerca de 80 hectares (800 mil m2), e atrai mais de 150 mil visitantes anualmente, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo.
O Instituto possui edifícios históricos e contemporâneos que abrigam laboratórios de pesquisa, fábricas de produção de soros e vacinas, hospital, museus e biblioteca. Assim, além de acumular uma experiência centenária no desenvolvimento de pesquisa e produção de imunobiológicos, o Instituto também atua na divulgação científica por meio de seus museus.
O Butantan tem três museus abertos ao público, localizados no parque do Instituto, no bairro do Butantã, sendo eles os museus Biológico, Histórico e de Microbiologia.
Museu Biológico do Butantan
O Museu Biológico possui um acervo que pode ser visto no espaço Paiol, dentro do Instituto Butantan.
Museu Histórico e Museu de Microbiologia
A visitação aos Museus Históricos e de Microbiologia é uma grande atração para toda a família.
Museu de Saúde Pública Emílio Ribas
O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, que ocupa o prédio do antigo Desinfectório Central, localizado no bairro do Bom Retiro, que também pertence ao Instituto, no entanto passa neste momento por uma grande reforma nas áreas técnicas de guarda e tratamento dos acervos, adequando-as para a melhor preservação do local. Durante o período, o local ficará fechado para visitação.
O agendamento de visitas monitoradas nos museus do Instituto é realizado apenas para grupos organizados, como escolas, associações, grupos de escoteiros, e outros, a partir de 15 pessoas.
Os demais edifícios e algumas áreas do Instituto, como a área de produção de soros e vacinas e os laboratórios de pesquisa, não são abertos à visitação.
O acesso ao parque funciona todos os dias das 07h:00 às 18h:00, sem custos para a entrada.
Para acessos aos Museus, clique aqui e saiba os valores.