Bulimia é um transtorno alimentar que leva a compulsão por comida. Episódios característicos de Bulimia estão ligados a ingestão de muitas calorias em pouco tempo. Mesmo que o paciente não esteja com fome ele sofre uma vontade incontrolável que vai além da necessidade de alimentação.
Após as crises de bulimia, em que os alimentos são devorados rapidamente, vêm as atitudes compensatórias. Indução de vômito e utilização indiscriminada de laxantes e diuréticos estão entre as formas mais comuns de neutralizar o transtorno alimentar. Mesmo sendo episódios incontroláveis, momentos de compulsão são planejadas dentro da rotina de quem sofre de bulimia. Os pacientes costumam esconder os alimentos para evitar serem recriminados.
O diagnóstico de bulimia ocorre segundo testes psiquiátricos. Os mais comuns são o “Inventário dos Transtornos Alimentares” e o “Teste de Atitudes Alimentares”. Ambos realizados segundo um aprofundamento nas relações do paciente com a comida e paralelamente à busca por outros distúrbios psicológicos que possam estar relacionados à bulimia.
Controlar o problema envolve tratamentos com as psicoterapias cognitivo-comportamental e interpessoal. Dependendo do quadro, antidepressivos também podem ser empregados. O processo visa desenvolver o controle da bulimia em meio as atividades diárias do paciente. A hospitalização só é necessária em casos extremos onde apareça também sintomas de depressão profunda ou ainda pensamentos suicidas.
Veja mais sobre Bulimia e Transtorno Alimentar.