As lojas virtuais brasileiras irão realizar entre os dias 20 e 27 de dezembro o Boxing Week, ação focada em ofertas de saldão de Natal. O objetivo é acabar com o estoque de produtos não vendidos no fim de ano.
Entre as 30 lojas participantes estão: Americanas, Submarino, Walmart e Marisa.
Para receber informações sobre a liquidação, os consumidores devem se cadastrar no site www.buscadescontos.com.br/boxingweek. O cadastro pode ser realizado somente com nome e e-mail e gera um número da sorte para concorrer a um smartphone Samsung Galaxy S4 ou iPhone 5S, além de acessórios de grife como bolsa de mão Michael Kors, óculos de sol Ray-Ban e relógio de pulso Tommy Hilfiger.
O Boxing Week é uma extensão do Boxing Day, realizado exclusivamente no dia 26 de dezembro. A ideia vem do Canadá, quando uma grande rede varejista do país quis aproveitar a chance de aumentar suas vendas, enquanto conciliava com a abertura do seu estoque para os produtos do ano seguinte.
Algumas histórias tentam explicar o nome da iniciativa. Em uma delas, alega-se que a nomenclatura provém de uma caixa que os senhores feudais (nos idos da Idade Média) davam aos servos que lhe prestavam serviços. Na caixa, estavam ferramentas usuais de trabalho. Outra história remete às celebrações de Natal, relatando que as pessoas sempre levavam algumas coisas das festas para casa, portando uma pequena caixa. Até hoje, os canadenses conservam o hábito de presentear as pessoas que lhes prestam serviços.