O excesso de peso e/ou a herança genética podem fazer com que as bochechas tenham um tamanho maior do que o desejado, deixando o rosto arredondado. A redução de bochechas, também conhecida como bichectomia, promete deixar as maçãs do rosto em maior evidência e um perfil mais magro.
O nome do procedimento vem da bola de Bichat, que é uma estrutura de gordura também chamada de corpo adiposo bucal, localizada na região das bochechas. A cirurgia de bichectomia tem duração de uma hora, e consiste na retirada da bola de Bichat por uma abertura de aproximadamente um centímetro, na parte interna da boca. Ela é realizada com anestesia local e sedação, sem a necessidade de internação do paciente.
A recuperação é simples e ocorre, aproximadamente, em uma semana de repouso. Nos primeiros dias após o procedimento, é necessário dormir com a cabeça elevada para diminuir o inchaço. A sutura da bichectomia é feita com pontos absorvíveis.
Megan Fox e Angelina Jolie são algumas das celebridades que já optaram pelo procedimento da bichectomia. Nos Estados Unidos, no México e na Colômbia, a cirurgia já é bastante comum. Atualmente, ela vem ganhando espaço no Brasil.
Este procedimento pode ser realizado na Clínica Leger, em São Paulo.