Quando pensamos em alimentação saudável, logo associamos com alimentos integrais. Apesar de trazerem muitos benefícios à saúde, muitas pessoas cometem o engano de achar que estes têm menos calorias que os normais, considerando-os aliados na dieta.
Embora os produtos integrais sejam mais saudáveis que os normais, já que são mais ricos em fibras, a diferença calórica é pequena, normalmente, variando de alimento. Os pães integrais, por exemplo, possuem 100 calorias, enquanto os brancos 74. Contudo, outras guloseimas, como bolos, podem apresentar grande diferença, tendo os refinados quase 150 calorias a menos.
Provavelmente, o mito surgiu pelo fato de que, se consumidos com moderação, os alimentos integrais podem ajudar na dieta. Isso se deve ao fato de que eles são mais ricos em nutrientes e fibras, permanecendo mais tempo no organismo e provocando, assim, sensação de saciedade por um período prolongado. Além disso, as fibras reduzem a absorção de carboidrato e gordura e, consequentemente, a quantidade de calorias absorvidas.
Outro benefício dos produtos integrais é que eles são ótimos para acelerar o metabolismo, facilitando que o corpo gaste energia e ajudando no emagrecimento. Bastante importante é substituir a versão refinada de alimentos arroz, macarrão, pães e bolachas pelas integrais, e incluir às refeições ingredientes como aveia, centeio, granola e linhaça.
Dessa forma, o importante mesmo é consumir esses alimentos integrais em quantidades moderadas, visto que, assim, auxiliam no emagrecimento à medida que aumentam a sensação de saciedade, além de serem mais saudáveis.