dez 08, 2016 Brasil, Cidades, Notícias, Turismo
Considerada uma das mais importantes avenidas da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista completa 125 anos de existência. Localizada acima das estações de metrô Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação, é lá onde se concentram empresas multinacionais, consulados, centros culturais, vida noturna movimentada e locais com alto valor histórico e imobiliário.
Construída em 1891, quando São Paulo já contava com 100 mil habitantes, a Paulista surgiu da ideia de formar um eixo voltado para a burguesia da cidade, capaz de enfrentar os altos preços dos terrenos e das construções. Hoje, a Avenida Paulista é importante por abrigar diversas instituições renomadas na área cultural, financeira, ambiental, entre outras. Importantes pontos da cidade como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Instituto Pasteur e o Hospital Santa Catarina estão localizadas na Avenida. Além disso, a via também é sede de grandes manifestações e eventos na cidade, como a Maratona de São Silvestre e a Parada LGBT. Ruas de grande movimento como a da Consolação, a Rebouças e a 23 de Maio são ligadas através da Paulista, o que a torna um importante eixo viário da capital.
Na área, localiza-se também a sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e o Sesi (Serviço Social da Indústria). Outras instituições renomadas da região são: cinema Reserva Cultural, Faculdade Cásper Líbero, Rádio Gazeta FM, TV Gazeta e Teatro Gazeta. Cruzando a Avenida, na Rua Augusta, há o ponto de encontro cultural mais famoso da cidade, com opções de entretenimento e cultura dos mais variados tipos.