Artas é um robô para transplante capilar que facilita a cirurgia extraindo enxertos mecanicamente, sem cicatriz visível e em menos tempo. A tecnologia é a evolução da técnica FUE (Extração de Unidades Foliculares), que possibilita um processo minimamente invasivo, com cortes de menos de um milímetro de diâmetro e consequentemente curto tempo de repouso para cicatrização.
A cirurgia de transplante capilar é um procedimento complexo e demorado. O robô Artas, vem para modernizar um processo que era feito manualmente pela equipe médica que extraia raízes saudáveis e depois implantava na área calva cerca de 2 mil enxertos por paciente. Mais antigamente ainda, a extração de enxertos para transplante capilar era feita pelo método FUT (Transplante de unidades Foliculares), deixava uma grande e incômoda cicatriz geralmente na parte posterior da cabeça, de onde era extraída uma extensa faixa de 30 cm de comprimento por dois de altura para que depois as unidades foliculares fossem transplantadas uma a uma.
Foi pensando em automatizar o processo, reduzindo o trabalho dos profissionais e o tempo da cirurgia que uma equipe multidisciplinar reuniu médicos e peritos em robótica e outros especialistas para construir o Artas, um robô para transplante capilar. Outra das vantagens obtidas foi a precisão digital do braço mecânico do equipamento que possibilita a extração de enxertos mais saudáveis. Obedecendo a orientação do fio e a profundidade exata para não danificar o enxerto, o robô Artas extrai a integridade do folículo, parte do músculo e glândulas sebáceas adjacentes. Isso é possível graças a um acompanhamento por imagem de alta resolução realizado mesmo antes do início do procedimento para simular a composição capilar e planejar cuidadosamente a extração e o implante.
ARTAS Procedure Video from Restoration Robotics, Inc. on Vimeo.
O robô Artas coleta cerca de mil enxertos por hora, sendo que em média são necessários de 1,5 a 2 mil folículos para o procedimento. Lembrando que cada unidade possui até quatro fios de cabelo. Com a tecnologia, é possível realizar o transplante capilar ambulatorialmente com anestesia local e sedação opcional. Após serem extraídas, as unidades são analisadas uma a uma enquanto o médico realiza as incisões para acomodá-las na área calva. O implante propriamente dito é feito manualmente. O tempo total da cirurgia varia de 6 a 8 horas, o que significa uma economia de 20% obtida com a ajuda do Artas. Dentro de dois os orifícios mínimos estão cicatrizados e é possível retornar a rotina.
O robô Artas para transplante capilar tem liberação da Anvisa no Brasil e da FDA nos Estados Unidos, estando em conformidade também com a legislação europeia (CE). Clique para saber mais sobre Tratamento Capilar.
Onde encontrar este tratamento