Acontecerá em São Paulo, nos dias 2 e 6 de novembro, a 24ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil – ANIMA MUNDI 2016. O evento será realizado em uma data diferente esse ano devido aos Jogos Olímpicos.
O primeiro ANIMA MUNDI foi realizado em 1993, devido ao sonho antigo de quatro animadores brasileiros: Marcos Magalhães, Aida Queiroz, Cesar Coelho e Léa Zagury, e foi realizado no Centro Cultural Banco do Brasil e contou com a exibição de curtas nacionais e internacionais. Já na edição de 1995 o evento recebeu um público superior a 20 mil pessoas.
Na quinta edição do ANIMA MUNDI, em 1997, o evento deixou de ser exclusividade dos cariocas e se tornou também patrimônio paulista. Um público de sete mil pessoas acompanhou o evento no Instituto Cultural Itaú, como parte da mostra “Arte e tecnologia”.
O maior público que o evento conseguiu trazer foi no ANIMA MUNDI de 2006, quando mais de 100 mil pessoas assistiram 433 filmes de 40 diferentes países.
A última edição do ANIMA MUNDI, em 2015, foi realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com um público de cerca de 30 mil pessoas. Em São Paulo, na Caixa Belas Artes, o público foi de 15 mil pessoas. Foram exibidos 508 filmes, sendo 145 brasileiros.
Estiveram como convidados Jorge Gutierrez (México) – que participou de uma sessão comentada de seu aclamado longa metragem “Festa no céu” – Bastien Dubois (França), Steve Hickner (EUA) – cujo “Príncipe do Egito” também foi apresentado – e Birdo (Brasil).
Foram apresentadas duas masterclasses: Dubois falou sobre “Um olhar não convencional sobre as tecnologias de animação” e Gutierrez sobre “Cada imagem conta uma história: a criação de universos e personagens”.
O ANIMA MUNDI será realizado também no Rio de Janeiro, nos dias 25 a 30 de outubro. Saiba mais no site.