Aneurisma cerebral é conhecido por ser uma doença silenciosa

Um aneurisma cerebral acontece quando uma artéria do cérebro apresenta um grande fluxo sanguíneo e acaba inchando. O enfraquecimento das paredes da artéria por conta do inchaço cria uma espécie de bexiga que pode comprimir estruturas adjacentes no cérebro ou até se romper.

O aneurisma é conhecido por ser uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas visíveis de imediato. As pessoas podem viver muito tempo sem saber que possuem a doença e cerca de 15% dos pacientes morrem antes de receber o devido tratamento.

Quais os sintomas de aneurisma cerebral?

Dores de cabeça são o principal sintoma da doença. Pacientes com Aneurisma Cerebral descrevem as dores como “a pior dor de cabeça da sua vida”.

Essa dor é causada pelo rompimento da artéria que acaba acarretando em uma hemorragia. Outros sintomas comuns são vômitos, desmaios, convulsões e rigidez na nuca.

Mesmo que não ocorra o rompimento das artérias, sintomas como perda de visão podem surgir, por conta da compressão do nervo óptico.

Como é o diagnóstico do aneurisma cerebral?

A tomografia de crânio é o principal exame utilizado para confirmar se existe um aneurisma cerebral. Com esse exame é possível visualizar se houve uma hemorragia subaracnóide, o que pode indicar um rompimento da artéria.

Caso a tomografia não revele nenhuma anomalia, deve-se realizar uma punção lombar, exame que consiste na retirada do líquido cefalorraquidiano na medula. Caso ocorra sangramento durante o exame, mais um exame deve ser feito para alcançar a confirmação.

O exame padrão usado para confirmar definitivamente a existência do aneurisma cerebral é a angiografia cerebral. Nele, realiza-se uma punção da artéria femoral, utilizando contraste para visualizar e examinar as artérias cerebrais.

Parentes de primeiro grau de pacientes com aneurisma cerebral possuem mais chances de desenvolver a doença. Esses familiares devem realizar exames de ressonância magnética e angioressonância dos vasos cerebrais, bem como angiografia cerebral, caso existam maiores suspeitas da doença.

Qual o o tratamento indicado para o aneurisma cerebral?

O tipo de tratamento usado em cada paciente deve ser escolhido levando em conta diversos fatores, como idade, condições clínicas e a localização do aneurisma no cérebro. A retirada cirúrgica do aneurisma cerebral é a opção mais indicada pois apresenta menores riscos de retorno do tumor e melhores resultados a longo prazo. O tratamento é realizado por microcirurgia vascular intracraniana.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img