O ácido hialurônico é um polímero orgânico composto por ácido glucurônico e N-acetilglucosamina. Essa substância é um líquido viscoso altamente solúvel em água, que é produzida pelo organismo humano. Ele tem a função de preencher os espaços entre as células para as manter hidratadas, dando volume, sustentação e elasticidade para a cútis.
Para se ter uma ideia, aproximadamente 50% da pele contém ácido hialurônico. Suas partículas podem ser encontradas nas articulações, olhos, matriz extracelular e em outras estruturas.
Com o passar dos anos, a produção dessa substância vai diminuindo, visto que ela é produzida de maneira inversamente proporcional a idade. Quando crianças, apresentamos uma pele hidratada e elástica e, quando envelhecemos, surgem as rugas e a flacidez, consequências da falta de ácido hialurônico no organismo.
Os pesquisadores ao procurar amenizar esses efeitos, desenvolveram a versão industrializada do ácido hialurônico. Ele é formado a partir da fermentação de substratos vegetais, realizado pelas bactérias do gênero Streptococcus, ou pela fermentação do açúcar da beterraba a partir dos lactobacilos.
Essa substância é utilizada na medicina para tratar a artrose e, de maneira experimental, tratar doenças como distúrbios oculares, deficiências de cicatrização, enrugamento precoce da pele e traumas.
Na estética, o ácido hialurônico atua no preenchimento de rugas e na reposição de volume. Para realizar essas mudanças, utiliza-se um procedimento bastante simples em que os resultados são obtidos em curto tempo, sem cortes e com o mínimo de sangramento.
A anestesia é local, o que permite interação entre o médico e o paciente durante o procedimento. Como é minimamente invasivo, o paciente pode retornar imediatamente para as suas atividades cotidianas após o tratamento.
O grande diferencial estético, é que o ácido hialurônico só tem duração de aproximadamente um ano, tempo estipulado para que o organismo a absorva e elimine pela urina. Assim, quem optar por realizar mudanças faciais e ou corporais, não precisa se preocupar tanto com os resultados, já que se a pessoa não gostar das modificações elas desaparecerão depois de um ano. Caso contrário, é possível reaplicar quantas veze forem desejadas.
Os principais locais de aplicação do ácido hialurônico são para preenchimento dos lábios e para preenchimento de rugas e sulcos.
O ácido hialurônico possibilita o aumento do volume dos lábios por meio do procedimento conhecido como preenchimento labial. É possível preenchê-lo tanto na parte superior quanto na inferior, realizar o contorno labial, definir o “arco do cupido” e, ainda, preencher as ruguinhas que aparecem na região.
Essa é a substância mais indicada para o local, já que os produtos definitivos deixam os lábios com aparência artificial, enquanto que os absorvíveis permitem maior naturalidade. O motivo para isso é que o polimetilmetacrilato (PMMA) atinge textura mais firme, deixando o local mais rígido que o normal.
Tanto as rugas superficiais quanto os sulcos mais profundos podem ser preenchidas. As rugas de expressão, as presentes ao redor da boca, entre as sobrancelhas e ao lado dos olhos são as mais procuradas. Além disso, pode preencher cicatrizes e depressões, assim como devolver a volumetria da face que é perdida com o passar dos anos.
Pacientes que querem realizar o preenchimento de rugas com bioplastia, tratamento definitivo com a utilização de polimetilmetacrilato (PMMA), podem implantar inicialmente o ácido hialurônico, para ter certeza de como os resultados ficarão e, posteriormente, optar pela bioplastia.
Os denominados cremes preenchedores também são fortes aliados contra as rugas. Eles contêm ácido hialurônico juntamente com micropartículas de luz que atuam contra o envelhecimento. A substância atinge a derme – camada mais profunda da pele – preenchendo as rugas, enquanto a luz cria um efeito ótico que permite menor profundidade das linhas. A ação é instantânea e dura até seis horas. A principal indicação é para mulheres acima dos 35 anos.
Mais informações e onde encontrar, acesse preenchimento facial e corporal com Ácido Hialurônico.
Veja também Ácido Hialurônico em Porto Alegre