O térreo da Japan House São Paulo ganha novas cores e formas com a chegada da exposição ‘DO – A Caminho da Serenidade’, que fica em cartaz no espaço de 29 de junho a 04 de agosto.
A mostra apresenta trabalhos especiais, instalação permanente e programação paralela que retratam e desvendam detalhes desta filosofia, também conhecida como Kado – literalmente ‘ka’ (flores) e ‘do’ (caminho).
Trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses, a arte da Ikebana está diretamente ligada a outras tradições englobadas pela filosofia DO, como Chado (Chá), Kodo (Incenso) e Budô (artes marciais), entre outras.
Repleta de simbolismos que tem como ponto principal o céu, a terra e a humanidade, sua composição harmônica reúne, em um só arranjo, ritmo, cor e linearidade.
Diz-se que o ato de deixar uma flor na vertical ao montar um arranjo, remonta à antiga crença de que os deuses descem à Terra por intermédio desta flor, que está de pé.
No total serão 50 arranjos, que serão trocados semanalmente pelas escolas associadas à Associação de Ikebana do Brasil, além de uma instalação permanente assinada pelo curador.
Para se aprofundar na filosofia, haverá programação especial que inclui demonstrações práticas desta arte japonesa.
DO – A Caminho da Serenidade na Japan House
Apresentações sobre a arte da Ikebana
Quartas-feiras: 03, 10, 17, 24 e 31 de julho
Quintas-feiras: 04, 11, 18, 25 de julho e 01 de agosto
Sextas-feiras: 05, 12, 19, 26 de julho e 02 de agosto
Sempre em duas sessões, às 16h e 18h
Demonstrações de Ikebana: Montagem de arranjos
Dias 09, 16, 23 e 30 de julho, às 11h
Workshop: Ikebana para Crianças
Dias 20 e 31 de julho, às 14h e às 16h30