jul 09, 2015 Entretenimento, Turismo
Festa da Cerejeira no Parque do Carmo é uma celebração japonesa que encontra muitos adeptos em São Paulo. Todos os anos nos meses de julho e agosto as mais de 4 mil árvores do local florescem e proporcionam o ritual conhecido como hanami, “contemplar as flores”, literalmente.
Com o aumento considerável promovido pela Festa da Cerejeira no Parque do Carmo, a Federação Sakura e Ipê do Brasil promove durante o primeiro final de semana de agosto diversas atividades culturais no local, com o apoio da Prefeitura de São Paulo. Entre as atrações o destaque é a culinária japonesa, que mesmo sendo bastante conhecida no Brasil, continua sendo valorizada por seus ingredientes e temperos incomuns. O sabor do picnic em meio às árvores é garantido por yakissoba, temaki, tempurá e guioza, e também por um doce muito especial, o sakura moti, que é preparado com a folha da cerejeira, árvore tema da festa.
Além da comida japonesa, as cerca de 25 mil pessoas que transitam pelo Parque do Carmo durante a Festa da Cerejeira também podem aproveitar, uma extensa programação de música e dança. Outras artes típicas também são lembradas, como as performances que utilizam os tradicionais tambores japoneses chamados de taiko e demonstrações de ginástica e artes marciais, como rádio taissô, Xiang Gong, Tai Chi Chuan e Liang Gong. Em 2015, a Festa de Cerejeira também receberá a Feira de Troca de Livros e Gibis no Bosque da Leitura do Parque do Carmo.
O Bosque das Cerejeiras foi plantado pela comunidade nipônica na década de 70, junto ao Monumento que homenageia a imigração no Parque do Carmo, em Itaquera, na região leste. A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e além de proporcionar um belo espetáculo para os paulistanos, aproxima os estrangeiros e descendentes de sua terra natal.
A Festa da Cerejeira acontece desde 1978 no Parque do Carmo, o segundo maior espaço ao ar livre de São Paulo.
Para saber mais sobre o Parque do Carmo acesse: Parque do Carmo abriga a tradicional Festa da Cerejeira
37ª Festa das Cerejeiras
Dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto de 2015
Sexta das 12h às 17h, sábado e domingo das 9h às 17h
Transporte público: a linha de ônibus 4050, exclusiva para o evento, sai da plataforma E do metrô Itaquera até o Parque do Carmo com intervalos de 10 a 15 min. entre 8h30 e 18h05. A tarifa é de R$ 3,50. Para voltar, o ônibus até o metrô sai do portão principal do Parque do Carmo (Rua Afonso de Sampaio e Souza, 974) em direção ao Metrô Itaquera.
Endereço: Portão 3 do Parque do Carmo
Av. Osvaldo Pucci, s/nº – Itaquera