Neste ano, a garrafa de Coca-Cola celebra o seu centenário. Para comemorar, inicia-se amanhã (4), uma exposição de arte itinerante com trabalhos artísticos relacionados com o tema da garrafa. A mostra poderá ser visitada no Parque Villa Lobos, em São Paulo, até o domingo (7), das 5h30 às 19h, com entrada franca.
O design icônico da garrafa, um clássico com graciosas curvas, é conhecido no mundo todo, chegando a ser responsabilizado pelo sucesso da marca. O objetivo era produzir uma “garrafa que alguém pudesse reconhecer mesmo no escuro, por meio do tato, e com um formato que, até se fosse quebrada, seria possível dizer rapidamente o que era”.
Segundo o site da BBC Brasil, foi durante a Segunda Guerra Mundial que a Coca-Cola foi apresentada ao mundo. Estima-se que na guerra, os soldados americanos chegaram a consumir 5 bilhões de garrafas da bebida. A partir daí, o refrigerante se espalhou pelo mundo todo. No ano de 1985 foi oferecida em pleno espaço, a bordo do ônibus espacial Challenger.
A garrafa de vidro permaneceu sendo a principal identidade da marca, mesmo após o lançamento de novas embalagens, como latas e garrafas PETs de diversos tamanhos e modelos. O seu primeiro design, criado em 1915 sofreu uma pequena modificação, tornando-se mais fina, o que evitou a comum quebra do produto por queda na linha de montagem.
Durante a exposição, os visitantes podem conhecer toda a história da garrafa de Coca-Cola, com detalhes, bem como a sua influência na cultura popular. Também faz parte da mostra, a coleção de itens raros da marca, de Homero Rodrigues, que é colecionador da marca desde 1982.