Centro de Orientação ao Emprego Doméstico começa a funcionar no CAT Luz

Centro de Orientação ao Emprego Doméstico opera dentro do Centro de Apoio ao Trabalhador da região da Luz, Av. Prestes Maia, 913/919, centro. Estudantes e profissionais de direito estarão à disposição de terça a quinta-feira, das 9h às 17h para orientar os trabalhadores sobre seus direitos e deveres gratuitamente.

cat luz oferece de terça a quinta Centro de Orientação ao Emprego Doméstico

A quantidade estimada de trabalhadoras domésticas na região metropolitana de São Paulo é de 600 mil profissionais. Estão incluídos na categoria: faxineiras, cozinheiras, governantas, copeiras, babás, jardineiros e caseiros. A ação afirmativa realizada pela Prefeitura de São Paulo é mais um passo na consolidação dos direitos trabalhistas. Com o Centro de Orientação ao Emprego Doméstico o trabalho tem o sentido de orientar a sociedade de maneira geral, incluindo contratantes e contratados sobre a Emenda Constitucional 72. Conhecida como PEC das domésticas, a Emenda aprovada em abril de 2013 garantiu direitos como jornada de trabalho de no máximo oito horas diárias, remuneração por hora extra e a proibição de trabalho noturno para menores de 18 anos.

O trabalho de orientação realizado no CAT Luz será exercido por 24 estudantes de graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, orientados por três estudantes de pós-graduação e por um professor da instituição. A carteira assinada é obrigatória para todos os trabalhadores domésticos desde 2014. Como algumas outras questões estabelecidas pela PEC ainda estão em regulamentação, o trabalho dos profissionais e estudantes de direito faz-se ainda mais necessário no esclarecimento da legislação.

prefeito fernando haddad durante inauguração do Centro de Orientação ao Emprego Doméstico
Prefeito Fernando Haddad (PT) durante inauguração do Centro de Orientação ao Emprego Doméstico no CAT Luz

A criação do Centro de Orientação ao Emprego Doméstico é uma iniciativa das secretarias de Políticas para as Mulheres, do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo e de Promoção da Igualdade Racial. No processo de expansão do centro estão previstas também a formação do corpo técnico em relação aos direitos das trabalhadoras domésticas, a expansão dos equipamentos, a realização de uma pesquisa sobre o trabalho doméstico no município e até mesmo o desenvolvimento de materiais educativos, como uma cartilha com orientações gerais sobre o tema.

Participam do Centro de Orientação ao Emprego Doméstico ainda, a Fundação Friedrich Ebert, ONU Mulheres, Contracs e Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município de São Paulo.

Centro de Orientação ao Emprego Doméstico – CAT Luz

De terça a quinta-feira, das 9h às 17h

Gratuito

Telefone: (11) 3397-1500

Endereço: Av. Prestes Maia, 913/919

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img