maio 26, 2015 Bem Estar, Estética, Notícias, Saúde
Aparência de pacientes com câncer está sendo renovada por profissionais de estética no Icesp. O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo criou no hospital o Cantinho da Beleza.
Para reduzir as consequências físicas e emocionais provocadas pelo doença, o Icesp resolveu dedicar um espaço somente para cuidar da aparência de pacientes com câncer. Além de efeitos colaterais conhecidos como a perda de cabelos em função da quimioterapia, a doença impede cuidados simples com o visual em virtude da exaustão causada pelo tratamento. Quando a conexão aos aparelhos é necessária por longos períodos, às vezes até mais do que 24 horas, não há tempo nem mesmo para fazer a barba, por exemplo.
O cuidado da aparência de pacientes com câncer no Cantinho da Beleza destina-se apenas aos pacientes em tratamento ambulatorial e os que se encontram internados no Icesp. Mas a iniciativa, sem dúvida, deve ser fonte de inspiração para outros hospitais. Com o objetivo de elevar a autoestima dos pacientes e até fazê-los esquecer, nem que por alguns minutos a doença e o fato de estarem no hospital, o cuidado alivia o pesado fardo imposto.
Entre os serviços mais requisitados no Cantinho da Beleza está a higienização de pele, procedimento rápido e revigorante ideal para quem precisa de uma dose de bem-estar. Para melhorar a aparência de pacientes com câncer também são oferecidos cuidados de manicure, hidratação das mãos, maquiagem, corte de cabelo e barba e até dicas de como tornar o lenço uma peça estilosa. Os atendimentos acontecem todas as segundas, quartas e sextas, durante três horas. Um dado curioso levantado pelo próprio Icesp é que 35% dos pacientes atendidos no Cantinho são do sexo masculino. O que demonstra que a vaidade vem ganhando espaço entre os homens e deixando de ser um pecado apenas entre as mulheres.
Para saber mais acesse o site do Icesp.