maio 06, 2015 Bem Estar, Saúde, Tratamento e Prevenção
A tricologia é a ciência que estuda problemas que podem afetar todos os tipos de pessoa ao longo da vida, como queda de cabelo, caspa, oleosidade do couro cabeludo, perda de cílios, entre outros. Fazendo uma análise da raiz dos problemas, a função do tricologista é orientar tratamentos, e mudanças de hábito que proporcionem uma melhora nestas condições.
Tendo sido criada na Inglaterra durante o início do século XX, a tricologia busca entender a natureza tanto dos fios como do couro cabeludo. A origem do termo vem do Grego, Thricos (cabelo) e logia (estudo).
Os tratamentos se dividem em duas modalidades, a médica e a estética – podendo focar em questões de saúde e no embelezamento do tecido capilar. Assim, diversos procedimentos da área se desenvolveram, fazendo com que a tricologia abranja uma equipe multidisciplinar de terapeutas capilares, nutricionistas, farmacêuticos, químicos e, principalmente, médicos.
O profissional da medicina que atua na tricologia realiza seus tratamentos inicialmente através da anamnese – atendimento do paciente a fim de traçar um diagnóstico baseado no perfil da pessoa. Na consulta a pessoa deve colaborar, passando para o médico informações completas a respeito de sua rotina, seus hábitos e demais detalhes que permitam uma análise precisa da situação.
O processo tem segmento através da ingestão de suplementos e fitoterápicos via oral, sendo que substâncias especificas variam conforme a patologia do paciente – nutrientes, hidratantes e fatores de crescimento. Em casos clínicos, o paciente pode ser submetido a sessões com laser de baixa intensidade, carboxiterápicos e até o dermaroller (aparelho de microagulhamento cutâneo).
O pós-operatório da tricologia envolve recomendações básicas de bem estar. O paciente não fica com sequelas e é recomendado a manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e evitar situações de estresse. Estes ainda devem fazer exames de rotina, como o de sangue, imagem, biorressonância, tricoscopia, mineralograma, e outros que possam ser requisitados pelo médico.
Um dos principais motivos pelos quais o público procura profissionais de área e clínicas é a perda de cabelo. Diversos são as razões que podem levar tanto homens quanto mulheres a perderem os fios capilares, dentre eles, um dos principais é a soma de ansiedade com estresse.
Leia também: Nova tecnologia emprega robô para transplante capilar no Rio de Janeiro
A queda de cabelo ainda pode estar ligada a processos inflamatórios, infecciosos, hormonais, Eflúvio Telógeno, entre outros. Contribuem para este problema também doenças e febres, que enfraquecem o sistema imunológico, e ainda situações crônicas também, como inflamações de articulações, hipotireoidismo, diabetes.
Para estas situações é importante que o paciente procure uma prevenção na tricologia. Em dados momentos, a queda do cabelo pode ser irreparável, fazendo da prevenção uma das únicas soluções eficazes.