abr 22, 2015 Bem Estar, Saúde, Tratamento e Prevenção
O psicólogo é o profissional que trabalha na prevenção e no tratamento de distúrbios mentais, emocionais e de personalidade. Isto acontece a partir do estudo dos fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano. Os diagnósticos são feitos a partir da análise das atitudes, dos sentimentos e dos mecanismos mentais do paciente, buscando identificar as causas dos problemas e revendo comportamentos inadequados.
Além de estar apto para lidar com os anseios de seus pacientes, o psicólogo precisa estar preparado para enfrentar os seus próprios fantasmas. Dois dispositivos são responsáveis pelo amadurecimento do profissional: o acompanhamento psicológico durante a sua formação e terapias intensivas feitas para compreender a sua atuação.
A formação técnica é imprescindível para se obter o registro do conselho regional. Em quatro anos, o aluno se forma bacharel. Depois disso, ele pode optar por dois anos de estágio supervisionado para, só depois, ser considerado apto para atuar na área. O curso aborda as diversas correntes da psicologia e introduz o aluno em várias áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional.
A atuação do psicólogo vai muito além do atendimento em consultório – diferente do que muitos imaginam. Cada vez mais surgem oportunidades em ramos diversos como organizacional, educacional, social/comunitário, hospitalar/saúde, esporte, jurídico, trânsito, entre outros. E, assim como as possibilidades aumentam, novas formas de tratamento e orientação especializada também surgem – valorizando o trabalho do psicólogo.
Apesar de muitas vezes confundidos, o trabalho do psicólogo e do psiquiatra possuem diferenças bem claras. Os psiquiatras são médicos especializados, e por isso tendem a procurar a solução dos problemas em medicamentos. Diferente do psicólogo, que usa de métodos mais orgânicos, fazendo uma levantamento d histórico do paciente, considerando os fatores do adoecimento, desenvolvendo a partir disso estratégias para superar suas dificuldades e buscando a prevenção de novas complicações. Tendo assim formas de tratamentos diferentes, esses dois profissionais muitas vezes se complementam no tratamento e na prevenção de doenças.
Link patrocinado:
Psicóloga em Porto Alegre
Psiquiatra em Porto Alegre