Crianças e idosos sofrem com doenças de outono

Doenças de outono trazem incômodo para crianças e idosos devido a queda da temperatura. Problemas respiratórios comuns no inverno, como gripe e pneumonia também atrapalham a rotina após as altas temperaturas do verão.

locais abertos evitam doenças de outono

Além de crianças e idosos, portadores de doenças crônicas como asma, devem ficar atentos a chegada da nova estação e das doenças de outono. Entre os problemas mais comuns estão rinossinusites, otites, resfriados, gripes e até pneumonia. Outros problemas respiratórios incluem crises de asma, bronquite. Todas essas doenças, podem surgir tanto de forma leve, como uma simples obstrução nasal, quanto ocasionar complicações como dor, febre e mal-estar geral.

O alerta sobre as doenças de outono vem do Hospital Geral de Pirajussara, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Uma combinação de fatores climáticos e também de mudança de comportamento facilita o surgimento das doenças de outono. As baixas temperaturas depois de um verão muito quente e a pouca umidade do ar, colaboram para concentração de poluentes na atmosfera. Além disso, conforme o frio vai chegando, as pessoas tendem a sair cada vez menos de casa, o que favorece a propagação de micro-organismos.

Tratamento das doenças de outono

Os médicos lembram que se não tratados, casos simples podem resultar em perda auditiva, prostração e até dificuldade respiratória severa com necessidade de internação hospitalar. Especialistas salientam que a automedicação nunca é recomendável, podendo agravar o problema e até gerar outra doença. Para evitar as doenças de outono, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, chamados de grupo de risco, devem manter boa alimentação e beber bastante líquido. Manter locais ventilados e evitar aglomeração de pessoas também ajuda a afastar os riscos.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img