abr 15, 2015 Notícias, Saúde, Tratamento e Prevenção
Com o cronograma adiantado, o Instituto Butantan espera poder disponibilizar a vacina contra dengue já em 2016. Com o terceiro lote pronto para o início da terceira fase de testes, a previsão é de que 17 mil voluntários sejam imunizados.
A vacina contra dengue em desenvolvimento no Instituto Butantan, será capaz de proteger contra quatro tipos de vírus com apenas uma única dose. Enquanto espera pela liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar a terceira fase de testes, o estudo feito até agora vem confirmando o padrão de segurança. Os 175 indivíduos que participaram do processo tiveram manifestações clínicas leves e previstas em vacinas que utilizam vírus atenuados.
Cumprindo todas as etapas para liberar a vacina contra a dengue de forma segura, o Butantan está com todas as doses prontas para os testes e aguarda apenas autorização federal para iniciar os trabalhos. A possibilidade de começar a aplicação das doses dois anos antes do previsto, não suprime o rigor e os critérios de segurança ideais para o processo.
O objetivo é que não apenas a vacina contra dengue esteja disponível em 2016, mas também que ela seja distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, além do laboratório no qual o Butantan realiza os estudos, e que teria capacidade para produzir até 500 mil doses por ano, um outro local está em viabilização. O Instituto planeja criar uma fábrica com produção anual de 60 milhões de doses. Tudo indica que o novo local estará em operação também no ano que vem.
Em reunião científica anual realizada em dezembro, o Butantan foi reconhecido por cientistas internacionais pela valorosa contribuição para a saúde humana do Brasil e mundo, reconhecendo os esforços da entidade para tornar-se um instituição internacional moderna e de ponta. A vacina contra dengue corrobora o reconhecimento internacional em um esforço para conter uma doença que entre 4 de janeiro e 28 de março teve 31.980 casos notificados, sendo 8.063 confirmados autóctones (contraídos no município). Os dados são da Prefeitura de São Paulo.
Atualização: a terceira fase de testes da vacina contra dengue foi autorizada e deve começar em setembro de 2015. De acordo com o Butantan, 17 mil voluntários com idades entre 2 e 59 anos serão imunizados pelo período de um ano. O experimento será realizado em 15 centros espalhados pelo Brasil.