fev 26, 2015 Notícias
Após fechar o ano em queda de 35% nas vendas, o sindicato do setor imobiliário (Secovi-SP) divulgou que o estoque de imóveis é recorde na cidade de São Paulo. O número de lançamentos vazios há três anos ou mais chega a 27.255.
Mesmo reconhecendo o perigo dos dados, o presidente do Sindicato diz que a maior parte do estoque é de unidades de menor valor. Ao notarem o ritmo lento nas vendas, construtoras repensaram lançamentos e disponibilizaram 2.509 unidades a menos do que em 2013, vendendo 21,6 mil unidades em 2014. Mesmo assim o estoque de imóveis é recorde desde 2004, quando a pesquisa começou. A maior queda foi de imóveis com quatro dormitórios, que venderam 35,6% a menos. Enquanto dormitórios únicos cresceram 12,3%.
Segundo especialistas entrevistados pela Folha, existe um temor quanto a economia nacional que pode estender os números baixos para este ano. A pequena alta em imóveis novos de novembro passado, a menor desde 2008, mostra que os preços estão acompanhando o estoque alto. Depois de um crescimento contínuo nos preços que começou em 2010, o mercado imobiliário começa a dar sinais de cansaço. Como o estoque de imóveis é recorde, os consumidores esperam por preços promocionais em breve e o Sindicato prevê queda de 10% no volume de lançamentos.
O maior número de lançamentos de imóveis em 2014 foi nos bairros Saúde e Morumbi, na Zona Sul, e Santana, na Zona Norte, em comum eles têm o fácil acesso ao transporte público, sendo também pontos de obras de mobilidade. Em São Paulo esta é sempre a maior preocupação: perder menos tempo no trânsito. Estes bairros contribuíram para um estoque de imóveis recorde.
Em uma cidade que chega a ter metros quadrados de R$ 15 mil, mesmo a alta no estoque e a diminuição do crescimento dos preços, não foram suficientes para impedir que a cidade saísse do grupo dos 10 países com o mercado imobiliário mais aquecido. A capital contabilizou uma alta nos preços de 10,26% em 2014, segundo o Global Property Guide, o que a deixou na sexta posição. Na frente ficaram Dubai, Turquia, Irlanda, Tallin (Estônia) e Reino Unido.