O Parque Anhanguera foi inaugurado em 1979, em uma área onde, antigamente, ficava o Sítio Santa Fé, antiga fazenda de reflorestamento. O terreno foi adquirido oficialmente pela prefeitura de São Paulo no ao anterior e, hoje, é o maior parque da cidade. Ele e o Parque Estadual de Jaraguá somam o maior complexo em termos de preservação ambiental da região urbana, chegando a comportar a maior parte da diversidade e abundância de toda a fauna característica do município.
A área total do parque, para se ter uma medida de sua extensão, está perto dos 9 milhões de m². Uma região que durante muito tempo — antes do reflorestamento — era formada por vegetação típica de Mata Atlântica e berço de uma imensa diversidade de animais silvestres.
Porém, em decorrência da monocultura de eucaliptos que se estabeleceu ali, o retorno da fauna primitiva não pôde ocorrer. Ainda assim, os preás, gambás, tatus, pacas, capivaras, cotias, cachorros do mato, ouriços, veados catingueiros, e outros, são alguns animais que trazem a imagem da fauna antiga, remanescentes das matas comuns ao longo dos rios, córregos e nascentes.
Seus vários ambientes também apresentam campos secos e alagados, que formam um brejo; compõem o parque, capoeiras e um grande eucaliptal. Sua estrutura comporta dois campos de futebol, um estacionamento com capacidade para 200 carros, um anfiteatro com área de 300 m² com cobertura de sapé, 80 churrasqueiras e 20 quiosques, 1 sanitário, 67 mesas, 25 lixeiras, heliporto, 20 bebedouros e 374 bancos.
Na área de lazer é possível desfrutar de dois campos de futebol, uma ciclovia de 2500 metros, três playgrounds e três tanques de areia. O parque trabalha com um Casa da Terceira Idade com capacidade para 40 hóspedes; uma unidade veterinária, um viveiro de animais e um viveiro de mudas. Nos finais de semana Anhaguera chega a receber 4000 visitantes.
Horário de funcionamento: das 7h às 19h.
Endereço: Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1000 KM 24,5 da Via Anhanguera, Perus.
Telefone: (11) 3917-2406.