jan 22, 2015 Notícias
A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) constatou queda no PIB de São Paulo de 0,5% entre outubro e novembro. Segundo a fundação o dado tem influência do fraco desempenho da indústria e do setor de serviços
Conforme cálculo feito na série com ajuste sazonal, a Fundação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado que apura as informações sócio-
O índice por município do IBGE ratifica o resultado. O Instituto apurou em dezembro do ano passado que em 2012 a queda do PIB de São Paulo chegou a 0,2%, os dados de 2013 e 2014 ainda não foram divulgados. Conforme o IBGE, esta retração também foi culpa da indústria.
Dados da Seade ainda mostram que nos últimos 12 meses a queda do PIB de São Paulo foi de 1,7%, entre novembro de 2013 e novembro de 2014. Na relação direta entre os penúltimos meses dos dois anos, a retração foi de 3,9%.
Ao longo dos 12 meses a agropecuária não apresentou o mesmo rendimento entre outubro e novembro, caindo 6,5%. Acompanharam a queda, a indústria, com 5,1% e os serviços, com 0,4%. Contudo, em comparação com novembro de 2013, apenas a agropecuária teve índice menor de queda, com 5,8%; enquanto indústria e serviços apresentaram retrações ainda maiores às anuais, com 7,8% e 2,2%, respectivamente.
Apurados, os dados da queda do PIB de São Paulo elevam as preocupações com o crescimento nacional, uma vez que a economia do Estado representa cerca de um terço da economia do país.
Foto de capa: Fernando Stankus / Panoramio