jan 06, 2015 Brasil, Cidades, Notícias
O anúncio das 800 demissões de funcionários da Unidade Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo, fez com que os trabalhadores decidissem realizar uma greve defendendo a sua classe. Funcionários convocaram assembleia nesta terça, dia 6 de janeiro, que decidiu que os metalúrgicos iriam para a fábrica, mas não trabalhariam. Permaneceriam parados em protesto às 800 demissões.
Ontem já havia rumores a respeito do corte de pessoal, principalmente após diversos funcionários receberem cartas que os orientavam a procurar o setor de Recursos Humanos nessa terça (hoje). No entanto, a instrução de seus representantes é que os funcionários não procurem o RH, mas que participem da manifestação junto de seus colegas.
A montadora emitiu hoje uma nota explicando as 800 demissões. De acordo com eles, a finalidade é garantir o futuro sólido e a sustentabilidade da Unidade Anchieta. No entanto, o corte é tido apenas como uma primeira etapa. Nos comunicados enviados aos demitidos, a Volks citava a necessidade de acabar com 2.000 das 20.000 vagas existentes.