dez 09, 2014 Notícias
A partir do dia 20 de maio de 2015, a capital paulista será palco da megaexposição que contará mais de 100 obras de Joan Miró. A recém-confirmada exposição do surrealista reunirá quarenta pinturas, 22 esculturas, vinte desenhos, 25 gravuras, além de objetos criados pelo próprio artista. A mostra é trazida pelo instituto Tomie Otahke, que nesse ano já lotou as salas deu seu centro cultural com as obras de Salvador Dali e Yaoi Kusama.
A entrada será gratuita, e as peças chegarão a partir do ano que vem para aquela que promete ser a maior mostra de Miró que o Brasil já recebeu. Elas pertencem, na sua maioria, à Fundação Joan Miró, de Barcelona, e à coleções individuais. A maior parte esteve exposta na exibição chilena “Joan Miró, La Fuerza de la Matéira”, que ficou em cartaz até outubro desse ano.
Como a expectativa é de atrair novamente cerca de meio milhão de pessoas para o instituo, uma grande preocupação é a organização da fila. Assim como está sendo feito na mostra de Dali, a ideia será distribuir senhas aos visitantes, para que todos entrem por ordem de chegada. Mais cedo, no começo do ano, o público enfrentou grandes dificuldades para visitar a exposição da japonesa Yaoi Kusama.
Miró faleceu em 1983 em Palma de Maiorca, na Espanha, e é reconhecido como um dos maiores pintores do movimento surrealista do começo do século XX. Tendo aprofundado seu contato com a arte quando esteve em Paris, onde conheceu as tendências modernistas da arte na época e teve contato com artistas como Pablo Picasso. Mas foi no ano seguinte, em 1920, que Miró se aprofundou no surrealismo junto com seu criador, André Breton. Desde então seu trabalho é aclamado internacionalmente.
Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88 – Pinheiros, São Paulo)
A partir do dia 20 de maio
Entrada franca