O Museu de Arte Sacra de São Paulo surgiu em 1970, a partir de um convênio entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo. Está localizado no Mosteiro de Nossa Senhora Imaculada Conceição da Luz – na ala térrea – onde anteriormente foi a Casa do Capelão.
A parte mais antiga de todo o complexo teve sua construção consolidada sob as orientações de Frei Antônio de Santana Galvão, criada para servir de abrigo no recolhimento das irmãs concepcionistas, local que, ainda hoje, exerce essa mesma função.
Outra valiosa função deste museu se deve ao fato de que as obras recolhidas e levadas para lá são cuidadosamente classificadas, catalogadas e expostas com a devida segurança. Também são promovidos treinamentos para a capacitação profissional e especialização técnica, bem como científica, para o desenvolvimento das atividades prestadas pelo museu.
Don Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, foi quem começou a formar o acervo que lá está. A partir de 1907, ele passou a recolher algumas imagens sacras de igrejas e capelas de fazendas que vinham sendo demolidas, após a proclamação da República.
Entre as coleções permanentes, estão 130 conjuntos presepistas procedentes de vários países e de diferenciadas regiões do Brasil. Estão expostas peças do período que vai desde o século XVII até o XX, representados quatro continentes por meio de obras de países como Bolívia, Peru, Chile, México, Espanha, França, Portugal, Nigéria, Japão, China, entre muitos outros.
Regiões brasileiras são constantes, como Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros. Figuram trabalhos de artistas como Mestre Vitalino e Fúlvio Pennachi, com obras confeccionadas com uma extensa variedade de materiais, como madeira, terracota, metal, palha, cabaça, tecido, isopor, e muitíssimos outros.
Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo – SP – Brasil. Estação Tiradentes do Metrô.
Telefone: (55 – 11) 5627-5393.
Horário de funcionamento: terça a domingo das 10 às 18 horas. A bilheteria fica aberta até as 17h30. Entrada franca aos sábados.
Estacionamento: gratuito no Museu, na Rua Jorge Miranda nº 43.
Site oficial do Museu de Arte Sacra de São Paulo