Rios de São Paulo são revitalizados por iniciativas independentes

Em meio a crise do abastecimento de água, algumas iniciativas independentes colocam mãos à obra para revitalizar os rios de São Paulo.

Uma dessas atitudes é a do coletivo Ocupe & Abrace, responsável pela revitalização da praça Homero Silva, na Pompeia, há cerca de um ano e meio. Preocupados com o abandono do parque na zona oeste, que estava virando alvo da violência, moradores do bairro descobriram duas nascentes do Rio Água Preta enquanto limpavam o local. A descoberta foi tão inusitada que a Praça foi popularmente rebatizada de Praça da Nascente.

nascente do bola preta, um dos rios de são paulo descobertos
Na Praça da Nascente um dos rios de São Paulo

Um dos participantes da ação na Praça da Nascente era o corretor de seguros Adriano Sampaio, que atualmente revela outros cursos d’água em sua página no Facebook chamada “Existe Água em SP”. O “caçador de nascentes” dos rios de São Paulo parte de um princípio muito simples: a sobreposição de um mapa da cidade de 1930 e um mapa atual.

Da descoberta das nascentes nasceu também o Bloco do Água Preta, que sai depois do carnaval dançando sobre o percurso soterrado de um dos “novos” rios de São Paulo. Parte dos integrantes do bloco foi ainda mais longe e passou a identificar os cursos d’água na cidade com a inscrição: “Aqui passa um rio”.

iniciativas perseguem os rios de são paulo

Todo esse esforço para encontrar os rios de São Paulo tem como guia, de alguma forma, a afirmação do geógrafo e fundador da iniciativa Rios e Ruas, Luiz de Campos Jr.: “Em nenhum lugar da cidade você está a mais de 200 metros de um curso d’água”. O grande problema está no intenso processo rodoviário que soterrou os leitos e hoje impede sua utilização.

Onde estão os rios de São Paulo?

Para responder essa pergunta, o Coletivo Escafandro criou um mapa colaborativo dos rios de São Paulo chamado “Rios (in)visíveis”. No site do grupo é possível encontrar leitos espalhados por toda a cidade e descobrir como estes rios ocultos possibilitaram que a cidade prosperasse mesmo longe do mar: http://bit.ly/1pvWUnd

Vídeo sobre como encontrar uma nascente em São Paulo da iniciativa Rios & Ruas:

Na foto da capa, o Córrego Pirarungáua, revitalizado em 2008. A ação fez parte de projetos que buscam revelar leitos soterrados. O processo de reabertura do córrego quintuplicou a visitação ao Jardim Botânico, onde suas nascentes estão localizadas.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img