nov 04, 2014 Entretenimento, Shows
No dia 7 de novembro a casa de shows Astronete recebe a banda gaúcha Identidade, que chega a São Paulo com a turnê “Lissamania. O grupo apresenta um rock dançante com forte influência de Rolling Stones, marca registrada do quinteto.
Com 16 anos de carreira os garotos possuem quatro discos de estúdio e, ainda, participações em três coletâneas e um DVD. Gravado em 2011, o show “3X Rock” registrou em imagens a performance de três ícones do rock gaúcho nas três últimas décadas: a banda “Replicantes”, dos anos 80, a “Acústicos e Valvulados”, dos anos 90 e a “Identidade”, representando o som do novo milênio. Segundo o baterista e produtor da banda, Eduardo Dolzan, participar do 3X Rock foi uma grande honra, pois eles puderam tocar com quem escutavam quando muito novos.
Em 2009, a Identidade concorreu com o disco “Antiguidades X Modernidades” ao Prêmio Açorianos de Música, o mais prestigiado reconhecimento artístico do Rio Grande do Sul. É deste disco a contagiante “Não Pára de Dançar”, um dos hits mais animados da banda. “As indicações para o Açorianos foram ótimas pra saber que as pessoas estavam entendendo o rumo que tomamos no terceiro trabalho ‘Antiguidades x Modernidades’, que era um disco com elementos diferentes dos anteriores”, explicou Eduardo.
O último trabalho do grupo foi lançado no final de 2012. “Primeiro Ato (Minha Maldade)” traz temas sombrios, relacionados à vida no mundo moderno, como a primeira parte de um filme que deve terminar com o lançamento do “Segundo Ato”, disco previsto para 2015. De acordo com o baterista, o Segundo Ato não tem uma temática única, mas as músicas têm saído mais alegres, como já é possível ver no instrumental mais dançante dos singles “Lissamania” e “Crimes”.
A música que dá nome à turnê, “Lissamania”, é um dos registros lançados recentemente. Na mitologia grega, Lissa é a deusa da loucura e da fúria, filha de Nix, a divindade da noite e a mãe de quase tudo que existe de ruim na Terra. A companheira inseparável de Lissa é Mania, que representa os transtornos mentais. Como diz a música: “insana, tarja preta, atucanada, bipolar…”. A lenda ainda conta que quando assumia a forma humana, Lissa transformava-se na mais bela mulher já vista, superando inclusive a deusa da beleza, Afrodite. Na música: “demonstra a sua elegância e desafia quem puder…”.
E por falar em desafio, o que iremos ver com esta passagem da banda Identidade por São Paulo é uma sonoridade bastante acessível também fora do Rio Grande do Sul. Um rock n’ roll dançante que não perde a personalidade gaúcha e que leva a banda cada vez mais longe, literalmente. Pela primeira vez os meninos tocaram no norte e no nordeste, sendo bem recepcionados pelo público da Bahia e de Tocantis. Do primeiro disco, muito influenciado pelo clássico rock gaúcho, até os dois últimos atos, o que se vê é uma Identidade que dança rock n’ roll como se estivesse em uma boate dos anos 70 com os Stones, inegável inspiração. “A partir daí [dos Stones] fomos agregando elementos de funk e soul também”, completa Eduardo sobre a mudança de estilo a partir do segundo disco.
E é justamente essa a levada da “Shakesville SP”, a festa que acontece no Astronete desde 2007 quando o sol desce e a lua sobe. Um evento focado no rock dançante das décadas de 50, 60 e 70 — além de soul music, boogaloo e rhythm & blues, sempre com banda ao vivo. A Identidade chega a São Paulo depois de passar também por Goiás, Minas Gerais e pelos três estados do Sul do país, para onde a turnê deve voltar no seu encerramento. Ainda na estrada, a banda faz um balanço positivo da viagem e revela estar com tudo pronto para começar as gravações do novo trabalho, assim que chegar em casa.
Para ouvir mais acesse o perfil da banda Identidade no SoundCloud.
Dia 7 de novembro às 22h
Grátis até a meia-noite
Depois R$ 25 ou R$ 20 enviando nome para lista pelo e-mail SSPastro@gmail.com
Endereço Astronete:
Rua Augusta, 335
Consolação – São Paulo/SP