Contrastando com o cinza que caracteriza a cidade de São Paulo, o Parque Estadual da Cantareira está situado a apenas 10km do centro da capital paulista e possui uma das maiores áreas de mata nativa situada dentro de uma região metropolitana. Os seus mais de 7.900 hectares constituem-se de partes da Mata Atlântica, o que o torna um dos mais importantes remanescentes desse bioma que cobria grande parte do território brasileiro.
Localizado na zona norte de São Paulo e em mais outros três municípios (Guarulhos, Mairiporã e Caieiras), o parque apresenta uma variedade de espécies tanto na fauna como na flora. Uma peculiaridade é a existência da única espécie de pinheiro nativa do Brasil.
O Parque Estadual da Cantareira é dividido em quatro núcleos: Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu. O núcleo Pedra Grande foi o primeiro a ser aberto ao público, em 1989. Este local possibilita através de suas trilhas um contato direto com a Mata Atlântica.
No núcleo Engordador é possível percorrer a trilha da Cachoeira e a trilha de Mountain Bike, único lugar onde é possível andar de bicicleta. O núcleo tem esse nome pois localiza-se em uma região conhecida por servir de descanso para rebanhos e fazendeiros durante grandes viagens.
Já nos núcleos Águas Claras e Cabuçu destacam-se, além das trilhas, a possibilidade de percorrer a mata ciliar e a utilização das áreas de piquenique e playgrounds.
No parque, não é possível a entrada com animais domésticos, além de ser proibida a prática de esportes com bola, assim como, andar de skate ou patins. Embora existam inúmeras represas e lagos em toda sua extensão, a natação também é proibida. O parque pode ser visitado aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. O acesso às trilhas é liberado até às 15h.