set 30, 2014 Notícias
São Paulo está sendo palco de diversas ações que visam reavivar a cidade. Por serem mundialmente conhecidos, os graffitis que estampam vários espaços urbanos acabam sendo atração para quem visita a cidade. Pensando nisso, o Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais) está realizando uma ação em que um grupo de grafiteiros faz a pintura de paredões dos prédios.
Aqueles que resolverem dar um pulo no Conjunto Habitacional Parque do Gato, no Bom Retiro, encontrarão dez grafiteiros empenhados na realização da pintura dos paredões, que faz parte do programa da Prefeitura e financia iniciativas culturais populares.
Esse processo de pintura de paredões e revitalização conta com a participação dos moradores do bairro. Através de um concurso, são escolhidos os desenhos que serão pintados pelos grafiteiros. O projeto está na rua desde o dia 15 de setembro, das 10h às 19h, em todos os dias da semana. Até o dia 15 de outubro, os artistas estarão fazendo a sua arte nos paredões dos prédios e envolvendo adultos e crianças da comunidade.
Assim como a pintura de paredões, a ação “Artepolis” reuniu 36 artistas para pintar parte da via que faz a ligação de duas regiões opostas da cidade: leste e oeste. Foram pintados 400 metros da rua que passa por baixo das ruas Galvão Bueno, Glória e Conselheiro Furtado. O projeto teve duração de duas semanas e foi uma parceria dos artistas com a Prefeitura e as Tintas Coral.