set 18, 2014 Notícias
Realizada pelo Ibope em parceria com a Rede Nossa São Paulo, uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira (18) aponta que pelo menos 71% dos entrevistados (2,3 milhões de pessoas) admitiram que deixariam o carro em casa se houvesse mais investimento em transporte público.
Mais da metade dos paulistanos possuem ao menos um carro em casa, enquanto o número de pessoas que afirmam utilizar o automóvel todos os dias, ou quase todos, subiu de 27% para 38%.
Segundo a pesquisa, 64% dos paulistanos acreditam que o governo precisa priorizar o investimento em transporte público, de modo que 58% dos entrevistados apostam na ampliação das linhas de metrô ou trem e 37% nos corredores de ônibus. Sem contar que a porcentagem de pessoas que apoiam a implementação do passe livre pra todos já alcançou 41%.
Embora motorizados, os paulistanos se mostraram favoráveis à construção e ampliação das ciclovias na cidade, passando de 86% para 88%. Nesse ano, o ponto positivo em relação à substituição do automóvel pelo transporte público ou bicicleta foi a redução do tempo de espera pelo coletivo. Segundo 28% dos entrevistados, o investimento em transporte público já foi capaz de diminuir o intervalo entre os ônibus.
A entrevista contemplou a opinião e 700 paulistas entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. Conforme o Ibope, a margem de erro é de 4 pontos percentuais.
Confira a pesquisa completa abaixo: