Festival da Cultura Paulista Tradicional em Valinhos

A cultura de mais de 200 municípios estará exposta em Valinhos durante o Festival da Cultura Paulista Tradicional promovido pelo programa “Revelando São Paulo”. Conhecida como a capital financeira do país, evento a uma hora da megalópole agregadora de diversas culturas, mostra que o Estado de São Paulo também tem cultura própria.

artesanato no Festival da Cultura Paulista Tradicional
Foto: Benê Domingos

Com vasta programação o evento inclui, artesanato, feira gastronômica, cortejos, carros de bois, cavalhada, shows, programação infantil, educação ambiental e celebrações ecumênicas. O Festival da Cultura Paulista Tradicional abre espaço também para cultura tropeira, cigana e quilombola.

Cerca de 300 grupos apresentam sua forma de ver o mundo e provar seus gostos. Um dos destaques do enorme patrimônio imaterial exposto no Festival da Cultura Paulista Tradicional é a feira gastronômica. Ao todo são 90 estandes de culinária de todas as regiões do Estado oferecendo delícias preparadas na hora em fornos e fogões a lenha construídos especialmente para o evento.

torresmo em Festival da Cultura Paulista Tradicional
Foto: Reinaldo Meneguim

No Festival da Cultura Paulista Tradicional podem ser encontrados galinhada, torresmo, feijão tropeiro e arroz de carreteiro. De sobremesa, goiabada cascão, doce de casca de limão, doce de leite, paçocas e cocada de jaca. Depois de tudo isso, é hora do famoso café paulista, que no Festival é feito na hora em coador de pano a partir de grãos torrados artesanalmente e socados no pilão. No lanche da tarde, o cafezinho pode ser acompanhado por bolinhos de chuva.

As especialidades em destaque no Festival da Cultura Paulista Tradicional são: a nutritiva farofa de içá, feita com a fêmea da formiga Saúva; a tainha assada com molho de camarão, acompanhados com farinha de mandioca; o peixe cozido com banana nanica verde e servido com pirão e arroz; o rojão de carne de porco socada com temperos; a infusão em cachaça da cataia, erva medicinal Tupi; os bolinhos caipiras de farinha de milho e mandioca recheados com frango, carne, linguiça ou pinhão; o requeijão de prato feito apenas com leite, que depois de coalhado é levado ao forno e servido no prato, sendo temperado somente com sal; o frango caipira com polenta e farinha de milho de monjolo, moída artesanalmente e mais grossa que as demais; o João Deitado, uma broa de fubá com pinhão assada na folha de bananeira; e outras diversas receitas com pinhão, incluindo uma compota que leva uma semana pra ser feita.

Para conhecer a programação completa acesse o site oficial do programa Revelando São Paulo

Serviço Festival da Cultura Paulista Tradicional Revelando São Paulo:

De 19 a 27 de setembro de 2015

Das 9 às 21h

Entrada franca – os pratos da feira gastronômica são pagos.

Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini
Rua Dom João VI, s/n
Valinhos, SP

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img