Jardim Botânico de São Paulo é fruto de uma desapropriação que começou em 1893 com o objetivo de proteger uma grande área de mata nativa que incluia as nascentes do Riacho do Ipiranga. Em 1928 o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado a implantar um horto botânico local, a semente do Jardim Botânico de São Paulo atual.
Sendo uma das mais belas paisagens da cidade, o Jardim Botânico de São Paulo conta com 360 mil m² e 380 espécies de árvores de conservação e preservação ambiental, contendo além da bela vista, várias espécies de plantas do Brasil e de outras partes do mundo. Animais como o tucano de bico verde, a preguiça, bugios e roedores vivem livremente no local.
Com o intuito de preservar e de utilizar a biodiversidade paulista de maneira sustentável, são encontradas no Jardim Botânico de São Paulo informações sobre todos os grupos de plantas e fungos, assim como suas relações para com o meio ambiente. Além disso, procura-se ensinar a importância da vegetação, da conservação da biodiversidade, da pesquisa científica e do desenvolvimento sustentável a todos os seus visitantes.
Jardim Botânico de São Paulo está inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), que por sua vez, contém uma reserva biológica com vegetação restante de Mata Atlântica, preservando importantes espécies da flora e da fauna paulista. Além disso, preserva as nascentes do histórico Riacho do Ipiranga, onde foi proclamada a independência do Brasil, sendo algumas abertas para visitação.
O Jardim Botânico de São Paulo é mantido pelo Instituto de Botânica pertencente á Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Localização:
Av. Miguel Stéfano, 3687 – Água Funda – São Paulo – SP
Fone: (11) 5067-6000 – FAX: (11) 5073-3678
Horário de Funcionamento:
Aberto: De terça a domingo das 9 às 17 horas – inclusive feriados
Fechado: sexta-feira santa, 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Entrada gratuita para crianças até 04 anos, portadores de necessidades especiais são isentos.
Crédito das imagens:
Foto do topo: Thiago Surian
Vista ampla do jardim: Phill Costa
Trilha da nascente: Urias E. Takatohi
–