Inaugurado em 27 de julho de 1973, O Playcenter foi o primeiro grande parque de diversões de São Paulo, tendo sido inspirado em parques de grandes cidades da Europa e dos Estados Unidos. Localizado em uma área de aproximadamente 85 mil metros quadrados, o parque recebia cerca de 1,6 milhão de pessoas por ano. O funcionamento do parque ocorria tanto em tempos de baixa temporada como de alta temporada. Nos meses de baixa temporada, de janeiro a junho, funcionava das quintas-feiras aos domingos, sendo quintas e sextas aberto exclusivamente para excursões. Já nos meses de alta temporada, de julho a dezembro, funcionava das terças-feiras aos domingos.
Durante todos esses anos de existência, o Playcenter tinha cerca de 20 atrações entre os tradicionais brinquedos giratórios, o splash, o Super Jet, o teleférico e a primeira montanha-russa de aço do país, cujo empreendimento logo se tornou um cartão postal de São Paulo. Com o passar dos anos e com novas direções, mais atrações foram instaladas no parque, tais como montanhas russas mais modernas. Ao longo dos anos, outras atrações também tiveram destaque: O Orca Show; as baleias Nandu e Samoa; o Show dos Ursos e as rentáveis Noites do Terror.
Em 19 de março de 2012, a notícia de que o Playcenter encerraria suas atividades no dia 29 de julho do mesmo ano chocou a muitos de seus frequentadores. A direção do parque informou que haveria uma reformulação e seria construído um parque infantil no local com atrações temáticas, educativas e interativas. Segundo a direção, havia uma carência de lugares em que os pais pudessem brincar tranquilamente com seus filhos na cidade, fazendo com que se originasse um novo conceito a ser buscado.
Ao contrário do proposto e imaginado, o novo modelo de parque não chegou a reabrir. Cogitou-se a construção de prédios comerciais no antigo terreno do parque, mas hoje encontra-se vazio e abandonado. Ao longo de seus 39 anos de atividade, o Playcenter recebeu mais de 60 milhões de visitantes que de alguma forma guardam uma lembrança especial do parque.
O Playcenter localizava-se na Rua José Gomes Falcão, 20 Barra Funda São Paulo – SP