set 02, 2014 Turismo
Monumento funerário brasileiro localizado no Parque do Ibirapuera em São Paulo, o Obelisco aos Heróis de 1932, também conhecido como Obelisco de São Paulo, e mais popularmente de Obelisco do Ipiranga, é o maior monumento da cidade com 72 metros de altura. Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili teve sua construção iniciada em 1947 e finalizada em 1970.
O mausoléu do Obelisco do Ipiranga foi tombado pelos conselhos estadual e municipal de preservação do patrimônio histórico, e guarda os corpos dos estudantes Miragaia, Martins, Camargo, Dráusio e outras centenas de ex-combatentes mortos durante da revolução. Encontram-se também cenas bíblicas e passagens da história paulista feitas com pastilhas de mosaico veneziano para homenagear esses combatentes e preservar a memória da rebelião.
O Obelisco do Ipiranga também possui inscrições com ícones em suas quatro faces. O poema escrito por Guilherme de Almeida foi feito para homenagear os revolucionários de 1932 e possui os seguintes versos:
“Aos épicos de julho de 32, que, fiéis cumpridores da sagrada promessa feita a seus maiores – os que moveram as terras e as gentes por sua força e fé – na lei puseram sua força e em São Paulo sua Fé.”
Também em sua base, junto à entrada da capela e da cripta, há outra inscrição de Guilherme Almeida:
“Viveram pouco para morrer bem morreram jovens para viver sempre.”]
O Obelisco do Ipiranga está situado no Parque do Ibirapuera na Avenida Pedro Álvares Cabral