Lasar Segall foi um brasileiro judeu nascido na Lituânia que se tornou gravurista, pintor e escritor. Seu trabalho foi fortemente influenciado pelo impressionismo, modernismo e expressionismo. Foi um dos primeiros artistas modernistas a expor no Brasil e suas representações mais significativas tiveram destaque para o sofrimento humano em situações de guerra e perseguição.
Sendo assim, com o objetivo de reunir, documentar, estudar, divulgar e comentar sobre a obra do pintor naturalizado brasileiro foi idealizado pela sua viúva Jenny Klabin Segall, o Museu Lasar Segall criado em 1967 como uma associação sem fins lucrativos por seus filhos Maurício e Oscar. É uma instalação dentro de sua antiga casa e ateliê, ambos projetados em 1932 pelo arquiteto de origem russa e seu concunhado Gregory Warchavchik. Desde sua morte por problemas cardíacos em 1957, sua família se empenha na divulgação de sua produção.
Em 1985, devido a seu crescimento e das dificuldades financeiras para a manutenção do acervo e das demais atividades, o Museu Lasar Segall foi incorporado à antiga Fundação Nacional Pró-Memória, hoje chamada de Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN do Ministério da Cultura. Em 2010, tornou-se uma das unidades museológicas do recém-criado Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Como órgão federal, o Museu Lasar Segall, é apoiado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall (ACAMLS) que é uma associação sem fins lucrativos viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privadas e por pessoas físicas que colaboram com o Museu.
Além de todo seu acervo, o Museu Lasar Segall apresenta-se como um centro de atividades culturais de maneira que oferece programas de visitas monitoradas para escolas, cursos e oficinas nas áreas de gravuras, fotografia e criação literária, projeção de cinema e abriga a ampla biblioteca Jenny Klabin Segall que tem um acervo único na área das artes do espetáculo (Cinema, Teatro, Televisão, Dança, Circo, Ópera, Rádio) e fotografia. A biblioteca também mantém a mais completa documentação sobre a vida e obra de Lasar Segall.
Endereço: Rua Berta, 111 – Vila Mariana São Paulo – SP
Telefone: (11) 5574-7322