ago 26, 2014 Notícias
Intervenção urbana de origem americana, as minipraças já são populares na capital. Após serem instaladas nos bairros Itaim Bibi e Higienópolis, agora chegou a vez do bairro Paraíso, na zona sul da cidade.
Também chamados de “parklets”, esses espaços se assemelham às praças convencionais, pois contam com arbustos, bancos, mesas, guarda-sóis, estacionamento para bicicletas e guarda-corpo. O elemento curioso a respeito das minipraças é, no entanto, o fato de serem construídas sobre vagas de carros na rua. Por conta disso, moradores do bairro exigiram a criação de vagas exclusivas para idosos.
Com o intuito de incentivar discussões sobre a utilização do espaço público, as minipraças foram recentemente regularizadas pela prefeitura. Locais que anteriormente eram ocupados por veículos, agora são excelentes áreas de descanso e, até mesmo, de lazer.
Apesar do aval da prefeitura, empresas que se interessarem em montar minipraças deverão respeitar as regras de implantação, segurança e acessibilidade.
A iniciativa de construir as minipraças partiu da ONG Instituto Mobilidade Verde e dos escritórios de design Zoom e H2C, além do patrocínio da construtora Cyrela e execução da Contain’t.
O prazo de duração da minipraça do bairro Paraíso é de 3 anos.
Leia mais sobre os parklets de São Paulo.