ago 25, 2014 Notícias
A partir dessa segunda-feira, São Paulo conta com a abertura de novas faixas exclusivas para ônibus. Os trechos, que podem chegar a medir 500 km até 2015, abrangem a rua Barão de Iguape e a avenida Liberdade, além da avenida Rio Pequeno.
Há alguns anos, essas vias alternativas não eram comuns na capital. O crescimento das faixas exclusivas para ônibus aconteceu após as manifestações de junho de 2013, quando foram pautados vários problemas e necessidades do transporte coletivo.
O objetivo de destinar parte das ruas para a circulação dos ônibus é reduzir o seu tempo de locomoção e agilizar a mobilidade urbana, já que a quantidade de pessoas que conta com o transporte público é significativa e vem crescendo cada vez mais. Em linhas gerais, o número de usuários cresceu 0,27% em comparação com 2013.
Além das faixas exclusivas para ônibus, São Paulo conta, ainda, com os corredores de ônibus. No caso das faixas, os veículos circulam do lado direito da pista e a multa para táxis e automóveis de passeio, que não cumprem com as restrições e horários, é de R$ 53,20, mais 3 pontos na carteira. Quando se trata dos corredores de ônibus a regras são outras: os ônibus circulam do lado esquerdo da pista e a multa para demais veículos sobe para R$ 127,69, além de levar 5 pontos na carteira.