ago 20, 2014 Bem Estar, Estética, Saúde
Evitar a má postura não é um hábito muito comum entre as pessoas. Desse modo, é importante lembrar que manter as costas e os ombros alinhados, embora represente um cuidado estético, é também uma atitude capaz de evitar inúmeros problemas causados pela falta de cuidado e disciplina.
A postura incorreta pode interferir no funcionamento das nossas articulações, provocando fortes dores pelo corpo, dores de cabeça, lombalgias, osteofitose (bico de papagaio) e hérnia de disco. Além disso, para aqueles que buscam uma boa forma, a má postura ainda pode causar uma “falsa” barriga, já que o abdômen precisa estar numa posição de contração para ficar retinho.
Não importa se a pessoa está em casa, no trabalho ou praticando atividades físicas, os cuidados para evitar a má postura devem ser priorizados. Isto é, a prevenção é a melhor medida para evitar o surgimento de problemas posteriores, como a curvatura da coluna vertebral, característica da lordose, por exemplo.
Fazer alongamentos e caminhadas são atitudes que ajudam no combate a essas lesões. Todavia, atualmente, existem diversos métodos que utilizam de terapias para o tratamento de eventuais problemas de má postura. Como a técnica RPG (Reeducação Postural Global), que se dedica a ensinar as pessoas a respirar, se posicionar e até sentar de maneira correta. Nesse método, o paciente é tratado de forma singular e seus problemas individuais são evidenciados e trabalhados um a um.
Manter uma boa postura pode trazer muitos benefícios. Além de proporcionar uma sensação de bem estar, contribui tanto para a saúde corporal quanto mental. Cuidados ao sentar, ao caminhar e até ao fazer exercícios colaboram para uma melhora na aparência, disposição e até ajuda na autoestima.
Veja sobre médico para hérnia de disco em São Paulo.