ago 18, 2014 Bem Estar, Notícias, Saúde
Segundo estudo sobre transtornos mentais feito pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, 19,9% da população da grande São Paulo sofre de algum transtorno de ansiedade, como síndrome do pânico, enquanto 2,2 milhões, ou 11%, convivem com depressão. Os dados apontam índices de transtornos mentais equivalentes aos de regiões em guerra.
Acredita-se que os distúrbios em destaque tenham sido gerados por eventos violentos traumatizantes, conforme experiências vividas por 54% dos entrevistados. Os episódios que desencadearam os transtornos mentais vão desde ser vítima de assalto até presenciar a morte de alguém, incluindo tentativa de homicídio e abuso sexual.
A taxa de depressão é o dobro das de países menos desenvolvidos, enquanto transtornos mentais como as incapacibilitantes síndromes do pânico, que impedem os indivíduos de sair de casa, afligem 220 mil pessoas na região metropolitana de São Paulo. A pesquisa São Paulo Megacity é realizada em parceria com Organização Mundial da Saúde, que promoveu o mesmo levantamento sobre transtornos mentais em outros países.
Fonte: Portal IG