Embora a água seja considerada um dos meios mais benéficos de adquirir saúde, já que hidrata e limpa nosso organismo, as altas taxas de sódio na água mineral comercializada vêm chamando atenção do consumidor, gerando discussões sobre o quão atento se deve estar em relação a esses valores.
O alto teor de sódio pode acarretar problemas para a nossa saúde, como o aumento da pressão arterial e doenças renais. Apesar dos números serem altos, nenhuma marca possui quantidades de sódio na água mineral acima dos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é de 600 mg/l. A nutricionista Aline Moscoso, da Clínica Leger, ressalta que antes de deixarmos de consumir uma marca específica pelo alto teor de sódio, devemos levar em conta toda sua composição. “Mesmo que a quantidade de sódio na água seja elevada, ela não irá resultar em malefícios à saúde”, acrescenta Aline.
Por outro lado, a nutricionista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Raquel Dias afirma que a nossa alimentação em si, já tem muito sódio devido aos produtos industrializados, e que a água deveria ser um meio de hidratação e não um meio a mais de maior ingestão do nutriente.
Mesmo com a interferência considerável do sódio na água, há outro fator que define se o produto é melhor ou pior, os índices de pH. As marcas com pH 7 são chamadas de neutras. A água abaixo desse valor é classificada como ácida e acima do mesmo valor de alcalina, que é considerada a melhor delas. Acredita-se que o pH ideal da água está entre 8,5 e 10.
Os valores de pH e teor de sódio na água tem grande influência em nossa saúde. O sódio apesar de seus altos níveis prejudiciais é importante para o bom funcionamento de nosso organismo quando não consumido em exagero. “Devemos prestar atenção nos rótulos dos alimentos para que possamos ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, especialmente hipertensos que devem optar por alimentos com valores mais baixos de sódio”, adverte a nutricionista clínica Thaís Lima Sarmento. Apesar do sódio na água, há elementos que podem ser importantes para a prevenção de doenças. Por isso, a nutricionista recomenda observar também outras substâncias presentes no rótulo.
Fonte: Portal Estéticas