jul 29, 2014 Brasil, Notícias, Saúde
A partir do mês de julho, os postos de saúde passarão a oferecer a dose da vacina contra hepatite A para crianças entre um e dois anos.
Até o mês de setembro todos os postos de saúde do Brasil terão que possuir a vacina. Dessa forma, a imunização que é feita em dose única, deve atingir até 3 milhões de crianças. Até hoje, a vacina contra hepatite A apenas era disponibilizada para casos específicos, como para viajantes com destino a países onde houvesse concentração da doença.
Já começaram a vacinar as crianças no Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde em Porto Alegre, a vacina contra hepatite A será feita a partir de agosto.
Ofertarão a imunização, a partir de agosto, outras 12 regiões: Amazonas, Amapá, Tocantins, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará.
Três Estados disponibilizarão a vacina contra hepatite A a partir de setembro, são eles: Roraima, São Paulo e Paraná.
O que é hepatite A?
A hepatite A é uma doença considerada infecciosa transmitida por um vírus. Dados da Organização Pan-americana de Saúde apontam que, no Brasil, são 130 novos casos por 100 mil habitantes. Além disso, mais de 90% das pessoas com idade superior a 20 anos podem ter sido expostas ao vírus.
A transmissão se dá por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes que contenham o vírus. Apenas o contato com fezes ou sangue de uma pessoa contaminada pode causar a contração da doença. De modo geral, a disseminação da doença está ligada ao saneamento básico, ou seja, ao grau de condição de higiene de uma região, o que, geralmente, está vinculado ao nível socioeconômico da população.
Os sintomas da hepatite A aparecem entre duas a quatro semanas do contágio, podendo causar cansaço, debilidade muscular, perda de apetite, diarreia e vômito.