Alimentos diet e light possuem funções diferentes

Quem nunca se perguntou a diferença entre os alimentos diet e light? No supermercado, na televisão e em qualquer lugar que haja publicidade e venda de produtos alimentícios, a utilização de ambos os termos gera confusão entre os consumidores. No entanto, esses produtos possuem funções bem diferentes.

Crédito: Фото: sdelanounas.ru
Crédito: Фото: sdelanounas.ru

Os produtos que possuem o selo Diet, são aqueles nos quais ocorre o corte de alguns ingredientes. Isto é, existem alimentos com composições variadas para tentar atender cada problema. Diabéticos devem procurar os que contam com a ausência de açúcar. Hipertensos podem ingerir os que não possuem sal. E para quem sofre de colesterol alto, existem alimentos nos quais a gordura foi eliminada.

Todavia, o selo diet não garante que todo o alimento esteja livre de calorias. Exemplo disso são os chocolates diet. Por serem destinados a pessoas diabéticas e que possuem dietas com restrição de nutrientes, os chocolates diet colaboram para quem quer perder peso. Embora não possua açúcar, o alimento continua com a mesma taxa de gordura.

Crédito: Alan Cleaver | https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/deed.pt
Crédito: Alan Cleaver | https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/deed.pt

Já os produtos light tem uma característica diferenciada. Estes apresentam uma redução mínima de 25% das calorias, em relação a produtos similares convencionais. Conforme a nutricionista Aline Moscoso, é recomendado que pessoas com hipertensão e excesso de peso ingiram alimentos light, posto que a quantidade de sal, gorduras e açúcares é reduzida. Se levarmos em consideração as diferenças entre os alimentos diet e light e os consumirmos de forma correta, esses produtos podem ser grandes aliados na busca por bem-estar e manutenção da saúde.

- Anúncio -spot_imgspot_img
spot_img