jul 11, 2014 Entretenimento, Espetáculos
Está em cartaz no Club Noir a peça “Like Bruce Lee“. Resultado da oficina de atores desenvolvida pela companhia, a montagem escrita por Roberto Alvim é baseada na obra de Mark O’Rowe, Howie the Rookie.
Alvim, juntamente com Juliana Galdino, são os criadores da Cia. Club Noir. Um coletivo teatral que promove tanto a representação quanto abre espaço para discussão e formação cênica. Conhecido pela Estética da Penumbra, Roberto Alvim começou seu trajeto pela literatura com Histórias Extradordinárias de Edgar Allan Poe, escritor americano do século XIX popular pelo seu estilo sombrio. E a partir daí desenvolveu um interesse especial pelo poder da palavra. Técnicas do teatro contemporâneo trabalhado pelo grupo que está em cartaz com “Like Bruce Lee”.
Um claro exemplo do estilo Club Noir é a peça Peep Classic Ésquilo, em que o palco é iluminado por apenas uma lâmpada, enquanto os atores concentram toda a sua interpretação na oratória. Não há expressão corporal e não é possível ver os rostos dos atores. Tudo se baseia na forma como as palavaras são ditas. E nos momentos de pausa, lógico.
Assim é a Estética da Penumbra e o poder da palavra que evoca as singularidades de cada ator. Como se eles fossem habitados por outra forma de vida, como um meio de contar uma história da forma mais pura possível. Segundo Alvim, esta é a linguagem contemporânea. Forma de interpretação que se sobressai acompanhando as mudanças do mundo. Um contraponto ao teatro moderno que pode ser assistido até hoje em qualquer novela da televisão.
É tudo isso que estará em “Like Bruce Lee”. Como na história de Mark O’Rowe, escritor irlandês que também construía personagens degradantes, Alvim traz nessa peça dois temas pesados, a adolescência e a morte. Ambos períodos de dúvidas, de conflitos e de alta carga sombria, tal qual Allan Poe. Na peça, dois garotos tem seus destinos trocados depois que a Morte os confunde já que ambos tem o mesmo sobrenome: Lee, como o Bruce.
“Like Bruce Lee” é uma espécie de trabalho de conclusão realizado ao vivo, pelos formandos da sétima turma da oficina de atores. Durante dois meses o trabalho foi orientado para que os alunos não limitassem o olhar e apenas aceitassem a visão de mundo do autor. Assim é possível interiorizar a peça, representar com mais veracidade, com total percepção do mundo criado e com verossimilhança. Trazendo a fantasia à realidade.
“Like Bruce Lee” tem direção da parceira de Alvim, e também idealizadora do Club Noir, Juliana Galdino.
Até 27/7
Entrada Gratuita – distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo
Sábado às 21h
Domingo às 20h
Club Noir
R. Augusta, 331
Consolação – Centro
Telefone: 3255-8448
–