A Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP) é um centro de ciências que busca através de exposições, atividades nas áreas de ciência e tecnologia, além de cursos e eventos, a popularização da ciência, promovendo a divulgação científica de forma interativa e prazerosa. A equipe de atendimento é composta por estudantes da USP, que estão aptos a fornecer informações, auxiliar nos experimentos e esclarecer dúvidas sobre as exposições.
A estação é assim denominada por proporcionar viagens ao mundo do conhecimento científico, ligando passado e futuro, educação e diversão, além de estar ao lado da estação ferroviária da Lapa. O número de visitantes anual é, em média, de 400 mil pessoas, entre estudantes e público em geral.
Os galpões da Rua Guaicurus, onde fica localizada a Estação Ciência, foram construídos no começo do século XX, com o propósito de abrigar uma tecelagem. Em 1936, um grande incêndio quase destruiu os galpões. Sendo reconstruídos e depois utilizados como depósito de sementes da Secretaria de Agricultura do Estado, e por outros órgãos do governo, até a década de 70.
Em 1985, comerciantes e líderes comunitários do local desejavam a conservação dos galpões. Foi criado por arquitetos, artistas e engenheiros a Comissão de Preservação e Utilização dos Galpões, com o intuito de resgatar o valor histórico do local, onde a fábrica têxtil forneceu oportunidades de trabalho, principalmente, à colonia italiana instalada na região. Logo após, a CONDEPHAAT iniciou estudos para o tombamento destes galpões, vetando a demolição ou alteração na estrutura do prédio.
Já em 1986, o governo estadual cedeu o uso de parte do ímovel ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), para a instalação do Centro de Ciência para a Juventude, com área total de 1915m². Em 24 de junho de 1987 foi inaugurada a Estação Ciência, que a partir de 1990 é administrada pela USP.
As exposições da Estação Ciência são interativas, com isso, atraindo crianças e adultos. É possível tocar em alguns equipamentos como o Gerador de Van de Graaf, uma esfera que deixa os cabelos dos visitantes arrepiados. Há também o Simulador de terremotos, que proporciona a real sensação aos visitantes de estarem vivendo o fenômeno. O local é dividido por áreas específicas, facilitando a visita e o aprendizado.
A estrutura da Estação Ciência conta com cafeteria; auditório com 190 lugares; salas multiuso para cursos, treinamentos e reuniões; sala de apoio ao visitante. Também são vendidos materiais educativos e lembranças da estação na bilheteria. O espaço conta com estacionamentos, além de estar próximo a estação de trem e ao terminal de ônibus.
Serviço:
Endereço: Rua Guaicurus, 1394 – Lapa São Paulo, 05033-002
Telefone: (11) 3871-6750
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 18h / Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
Fechamento do portão para ingresso: 17h30
* A Estação fecha nos feriados que caem às segundas-feiras
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) R$ 2,00 (meia-entrada)
Dias com Entrada Gratuita: primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês
Link patrocinado:
Brechós de São Paulo