maio 09, 2014 Brasil, Notícias
A situação do Sistema Cantareira não esta nada boa, o nível de água caiu novamente e chegou aos 9,2% da sua capacidade na manhã de hoje. No ano passado, na mesma data, o nível estava em 61,8%, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A reserva fornece água para 9 milhões de pessoas da capital e na região metropolitana. A causa da diminuição significativa e preocupante da água no Sistema Cantareira é a falta de chuva no estado. Este é o menor índice registrado em toda a história do Sistema Cantareira.
O Sistema Alto Tietê e o Sistema Alto Cotia, que também abastecem a Grande São Paulo, estão apresentando diminuição no volume de água. Segundo a Sabesp, o abastecimento de água para a região metropolitana esta garantido até março de 2015. A companhia informa que não haverá racionamento, rodizio ou contenção do uso de água nos 365 municípios atendidos.
Na capital, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos informa que ainda não há prospecção de racionamento e que a capacidade de água é suficiente para abastecer todos moradores da cidade até 2015. Os paulistas já sentem as consequências da falta da água, e moradores da Grande São Paulo terão multa para maior consumo de água.
O governador do estado Geraldo Alckmin não admite racionamento. A ideia do governo é multar os clientes a partir de junho em relação ao consumo de água excedido em maio. O cálculo será efetivado por meio da média do consumo mensal realizado em 2013, com o acordo da secretaria.
Fonte: R7.com.br